Deep, into that Darkness peering...
Muahahaha! Hoje é Sexta-feira 13. Para quem não sabe, hoje é o dia em que Jason sai pelas ruas tocando o terror, com sua velocidade sobre-humana e sua face completamente desfigurada. Usando isso como desculpa, estamos gratos em preparar uma lista dos 10 melhores Survival Horrors. Quanto mais assutador, melhor é. Muito engraçado o fato do ser humano comprar coisas que assustam, mas uma coisa é certa: Desde Alone in the Dark, acrescentar elementos do princípio-medo em jogos virou uma coisa normal em todos os tipos de Game. Abaixo você entenderá qual é o melhor, e porque. É melhor acender as lâmpadas desde já...
10- Clock Tower-
O esquema de jogo é um pouco diferente em Clock Tower. Em vez de sair atirando em todo mundo, você não tem armas nenhumas. Cada quarto do jogo é repleto de lugares sombrios, criaturas que te perseguem, e os famosos 5 segundos após perceber que uma das criaturas te pegou, aonde você só tem a esperar sua morte. Se esconder não é uma coisa muito agradável, mas de vez em quando, o medo te fará correr para esses lugares o mais rápido que quiser. Apenas pelo fato de cada um deles não promover 100% de segurança, você apenas ficará escondido, esperando para que ninguém resolva procurar aonde você se esconde. E quando você vê que estão indo te procurar no lugar certo, é melhor se preparar para começar de novo. Um dos melhores Point-and-Click's do PC na decada de 90.
09- Resident Evil 4-
Resident Evil 4 não se focou muito no Survival Horror assim como seus irmãos mais velhos fizeram. Para começo de conversa: temos armas e tiro até dizer chega. Dá para fugir fácilmente de todos os inimigos. O que dá para RE4 a nona posição na lista é a excelente combinação entre seus visuais top de linha e sua música igualmente linda. As vezes, o cenário fica tão melancólico e poético, que você acaba se esquecendo que está sozinho contra 3.000.000 de Ganados. Isso sem contar aquele chefe a qual Sadler se refere como "It"...
08- System Shock 2-
Com um enredo insanamente detalhado, cheio de segredos e mistérios, System Shock 2 se transformou em uma obra de arte dos Video Games. Toda a tenção vem para a facilidade de morrer, e de constantemente estar fugindo de Shodan. Shodan, é sua única companhia no lugar. E apesar de ser seu inimigo, suas provocações acabam dando pistas sobre onde ir para você. Os corredores são claustrofóbicos, e geralmente te pregam peças com inimigos esperando apenas para dar o bote. Mas o que realmente assusta, são os recados de Shodan, que vão e vem na sua mente. Um mais perturbador que o outro...
07- Condemmed 2: Bloodshot-
Um jogo que segue como uma atualização do clássico Doom 3, com gráficos melhores, e uma jogabilidade um pouco mais fluída. Assustador até demais, Condenmed pode não ter um bom enredo, e nem mesmo um persoagem legal, mas tem todas as mecânicas nescessárias para um jogo do estilo. Realmente me parece um filme de terror Trash dos anos 60. E quer saber? É bom! Você vai socar a porrada em todo mundo em algumas horas, mais em outras, você ficará no canto da sala esperando que ninguém te veja. Além da famosa líder de torcida possuída que você enfrenta.
06- F.E.A.R-
O nome explica tudo. F.E.A.R foi completament feito para assustar. Com uma câmera em primeira pessoa, tomar sustos é a coisa mais fácil do mundo. Mas não são os sustos que fazem de F.E.A.R algo tão bom. Se você está jogando no escuro, e está atento a trama, é como se fosse uma aventura inteira cheia de mistérios e suspense. Algumas partes são realmente assustadoras. Não ache estranho se do nada luzes começarem a apagar, portas baterem, ou até mesmo sombras aparecerem aonde não existe nada. Em Fear, isso é completamente normal... Isso sem contar com as alucinações, uma semelhança com um mito dos Survival Horrors.
05- Doom 3-
Ao falar de Fear e Condemned, não podemos nos esquecer do Game que começou com o terror em primeira pessoa, Doom 3. Antigamente, pensavamos que uma câmera First person não era ideal para sustos. Mas e se fôssemos forçados a se assustar? É mais ou menos isso que a produtora pensou. Com a excasses de luz, você logo vai mirar a lanterna para todo o cenário, tentando descobrir uma pista de como prosseguir. O mais interssante é que, ao mirar a lanterna para algum lugar pré-programado, você provoca uma reação, como um monstro vindo te atacar, ou um cadaver caindo de lugar nenhum. Isso sem contar as vezes que somos pegos de surpresa, bem perto dos inimigos, e morremos, por estar com uma vida escassa. Os efeitos sonoros só ajudam a misturar tudo, junto com os gráficos e o enredo. Pena que o filme é uma merda...
04- Resident Evil: Remake-.
Vamos ser sinceros, o sistema de jogo dos RE antigos é mais assustador. O próprio produtor afirmou várias vezes: "nós não colocamos munição, queremos que o jogador pense muito bem antes de dar um tiro, e que tenha toda a precaução antes de entrar em cada quarto da mansão". Dessa forma, a maioria dos Zumbis continua vivo até o fim do jogo. E quando eles te pegam, é melhor rezar: eles raramente estão sozinhos. Isso sem mencionar a trilha sonóra sinistra e o enredo recontado do Original, com um dos melhores gráficos do Game Cube.
03- Fatal Frame-
O único jogo da lista aonde sua treta é com os seres que já se foram desse mundo. Quer coisas mais assustadoras que fantasmas? Afinal, eles são exatamente como a gente, e suas expressões mostram o terror por trás de suas imagens. Certo, mas como eu poderia matar um fantasma? Simples (essa é boa). Para criar uma investida contra os seres que vagam pela terra, basta tirar uma foto com uma maquina com poderes sobrenaturais que você possuí. É, isso mesmo que você pensou. Para progredir no jogo, você não poderá evitar nenhum deles, terá que tirar foto de todos nos momentos mais aterrorizantes vagando pela terra. O enredo contado de forma muda também arrepia os cabelos de muita gente...
02-Silent Hill-
A primeira inovação: pouca, pouquíssima luz. A segunda: enredo com finais múltiplos. A terceira: armas desesperadoras. A quarta: enredo bem construído em cima da personalidade e cada personagem. Tudo isso, em um só jogo. Em Silent Hill, para o PSone, você não só resolve os Puzzles mais cretinos do mundo, como também se assusta com os inimigos aparecendo repentinamente, e até com os diários tenebrosos que você encontra de Ex-moradores de Silent Hill. As armas são muito interessantes, desde bastões de Baseball até facas de cozinha, tudo para sobreviver. Alcança o segundo lugar pela alta detalhação do caráter dos personagens, transformando o Game em uma novela bem contada.
01- Eternal Darkness.
Eternal Darkness é um dos melhores jogos que eu já joguei. Não só faz alusões históricas a todo tipo de coisa, como usa nomes de peso como Shakespeare e Edgar Allan Poe em seu enredo. Se é verdade que em Sillent Hill os personagens são extremamente bem representados psicológicamente, certamente isso não é nada perto de Eternal Darkness. Ele não mostra o Carater de ninguém mais, ninguém menos, que o seu! Uma barra de sanidade mede os diversos efeitos do jogo, tais como a mudança na trilha sonora e comportamento de seu personagem. Mas a maior conquista do jogo é pregar peças no jogador. Eles não se sentiram satisfeitos com o Enredo sinistro de Eternal Darkness, até que você fizesse parte dele. Usando da barra de Sanidade para pregar peças nos jogadores, o Game conseguiu uma mistura de desespero e humor. Um dos exemplos, é um erro do Game Cube, apontado com uma tela azul semelhante a do Windows. Ao começar a espernear com a morte do seu aparelho, você descobria que era apenas um truque do jogo contra você! E isso é só o começo... Não vou citar tudo, apenas uma coisa: após dar final as três vezes, e ver os três finais diferentes, muitas pessoas ficaram perturbadas por semanas presas nas perguntas que o Game nos deixa subliminarmente...
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