Gamer Files

Você é o que você joga!

13 de junho de 2008

Gamer Files Preview: Fallout 3

Fallout 3:

War... War never changes...

Pode ser um nome estranho para você. Mas quem é fã de Rpg's lançados para PC definitivamente conhece o nome Fallout. Lançado em 1997, Fallout foi condecorado como o melhor RPG do ano. Não só era bom, completo e inovador, como ainda funciona com a mesma competência nos dias de hoje. Para quem não conhece, o jogo se passa em um futuro pós-apocalyptico, com sobreviventes gananciosos e diversas situações complicadas de lidar com um dos muitos Npc's do jogo. A grande arma de Fallout foi se sistema de Carma. Para cada coisa boa que você fizesse, ganhava-se um ponto de Carma, e para cada coisa ruim, perdia-se um ponto. E apesar de ser uma situação divertida por si só, ela não está no jogo a toa. Para ser bom, você precisaria optar pelas quests do jogo que favoreciam seu Carma. Mas para isso, você deixaria as quests que lhe tiram esses pontos para trás, sem poder jogá-las ao mesmo tempo que as outras, tornando o fator Replay obrigatório. No ano seguinte, fora lançado Fallout 2, com melhorias significativas em cada quesio do jogo anterior. Após muitos anos sem um Fallout (o de Ps2 e Xbox não conta), e um final que deixou a história da humanidade aberta em Fallout 2, estava mais do que na hora de vermos o terceiro capítulo da série chegando nos PC's. E foi isso que aconteceu, com diversas fotos e teorias vindas da Interplay. Mas após mesmo todas essas suposições, a Interplay avisou abandonar o projeto do jogo. E foi assim por um bom tempo. Até que sem mais nem menos, ficamos chocados em saber que o jogo continuaria a vida na mão de uma lendária companhia de jogos, nem mais nem mesmo que a Bethesda, responsável por Oblivion. De primeira mão, uma melhoria monstruosa nos gráficos, no enredo, na jogabilidade e também, não menos importante, uma mudança de público alvo. Indo parar nos consoles, o Jogo está marcado para sair no final desse ano para Xbox 360, PS3 e PC. Não se engane, tem história para contar sobre Fallout 3 o suficiente para te manter no Gamer Files a noite inteira. Então sente aí, se proteja, e bem vindo ao Preview de um dos Games mais promissores de 2008, e talvez, de todos os tempos.

Jogabilidade excêntrica, competente, e funcional:


Se a jogabilidade de Oblivion é um show a parte, a de Fallout 3 não é diferente. Para começo de conversa, você pode jogar tanto em terceira pessoa, quanto em primeira. Isso torna Fallout 3 um RPG, um FPS, e ao mesmo tempo, um Sci-fi shooter. Basicamente, você irá se aventurar em uma Washington completamente destruída, com mutantes e criaturas tenebrosas a solta, e muitos NPC's para te oferecer quests de todas as formas e tamanhos. Sim, é verdade, não mudou a fórmula In-Game dos outros dois títulos. Mas temos tantas novidades, e tantas coisas que passaram de uma maneira excelente para o jogo vindo de seus antecessores, que você não vai mais querer saber nem de Fallout 1 ou 2. O jogo continu com o mesmo sistema de Loot (armas caem do inimigo) e o sistema S.P.E.C.I.A.L, que mostra os atributos do seu personagem, assim como destreza e inteligência. As armas eventualmente quebram, e assim, você mesmo vai ter que arrumar, usando pedaços de outras para fazer uma que realmente preste. Assim como sempre, Fallout continará com o sistema de Carma. Para quem não sabe, o Carma diz se se personagem é bom ou ruim. Ele serve para que você opite entre as missões do jogo, escolhendo qual é a melhor e mais interessante para você. A maior dúvida agora é saber se a Bethesda arrumou a jogabilidade em terceira pessoa do jogo. Em Oblivion, seu personagem continuava se movimento como se estivesse em primeira pessoa, mesmo estando na outra câmera, tornando um pouco difícil o controle do personagem. Tomara que arrumem, este erro é um saco.

Enredo, música, detalhes de produção.

Os jogos de Fallout sempre tem um enredo. O problema é que ele se torna obsoleto diante de todas as outras quests que você faz. Um dos trunfos da Interplay com o jogo, foi usar várias opções para interagir com os NPC's. Sendo na mãnha ou até mesmo na força bruta. Isso tudo resultava em opções diferentes para você, assim como pontos positivos ou negativos no Carma. Sabe-se que o Enredo terá 500 finais diferentes, o que torna, se você pensar bem, Fallout 3 um jogo com mais de 500 maneiras de se atravessar o Storyline. Foi dito que, como em Fable, você vai vivenciar várias faixar etárias do seu Character, até atingir a idade Climax do jogo. A música foi confirmada pela Bethesda pelo mesmo compositor de Crysis, o que nos dá uma garantia de boa música. Alguns detalhes da produção nos provam que alguns erros de Oblivion estão sendo completamente superados. Um deles era que, embora a alta customização dos personagens, eles todos tinham a mesma expressão e a mesma voz. Agora, uma equipe de mais de 50 Dubladores está trabalhando no projeto, para garantir uma realidade maior as Cut-scenes. As concept Arts estão sendo feitas sobre o mesmo design dos primeiros, apenas passando as criaturas para o 3D que a série não está habituada. Além disso, foi dito que o Pip-boy da Vault-Tec desse jogo será muito mais completo, e ao mesmo tempo simples que o dos outros dois, apenas para ficar acessível facilmente aos poucos botões dos consoles. Tanto que para isso, é o Xbox 360 que está sendo usado como plataforma base para a produção, e não o PC, como foi em Oblivion e Morrowind.

A minha opinião:

Fallout sempre será um nome reconhecido para qualquer fã de jogos no PC. A qualidade dos 2 primeiros é altíssima, sendo diferente em cada uma das versões. A série é conhecida pela interação com os NPC's, e eu fico surpreso que você possa conseguir praticamente tudo no jogo apenas tendo relações sexuais com os NPC's homens (caso você tenha escolhido um personagem feminino), mas isso acabaria com os seus atributos. Essa liberdade porém não assemelha Fallout a um GTA, apenas pela seriedade com que as coisas acontece no jogo. O humor negro de Fallout é uma ferramenta indipensável no terceiro capítulo, e realmente espero que não esqueçam dele. Fallout 3 é o jogo mais esperado de todos por mim. Volto em breve com mais informações.

0 comentários: