Gamer Files

Você é o que você joga!

Após a E3 2008, muitas pessoas perderam completamente a fé que ainda tinham na maior companhia de video games do mundo. Acusado pelo casualismo, o Wii está sofrendo uma crise ditatorial pelas mãos da Nintendo. Isso, para alguns. Nós nos demos o luxo de apontar 10 motivos que compensam (ou não) a péssima conferência da Nintendo e o terrível ano de 2008.


10- As third Parties finalmente estão apoiando o Wii.

Antes do console ser lançado, ninguém apostava no seu sucesso. E eu falo sério. Até mesmo o mais Nintendista dos Nintendistas estava passando por um período do cão com o péssimo desempenho do Game Cube. As revistas apontavam o Playstation 3 como o melhor Video Game, e diziam que o Wii poderia ser ou a carta na manga da Nintendo, ou o inevitável fim da companhia. Se você fôsse o cabeça de uma produtora, você apostaria seus melhores projetos em um console desses? Pois é. E acontece que mesmo após o lançamento do console, a maioria das produtoras não se conteve com o controle imersivo, tentando buscar soluções inacreditáveis que acabavam sendo confusas e frustrantes. O tempo passou, as estações mudaram, o placar virou. O Wii é agora o console de mesa mais vendido dos três aspirantes a vencedor dessa geração. A Nintendo abriu portas para que todos que bem entendessem de jogos (e alguns que não entendem merda nenhuma) trazer sua mais nova criação para o Wii. 2006 foi fraco. 2007 era promissor. E já no meio de 2008, os gamers tinham um Zelda, um Mario, um Metroid, e um Smash bros. Mas os outros jogos ainda nem haviam dado notifícação de suas existêncas. A esperança era a E3. Ah, a E3... Sempre no coração dos players como o evento mais saudosista do ano... A E3 acabou. Todas as esperanças de um novo Zelda, ou Kid Icarus foram jogadas no poço pelo próprio Miyamoto e seu Wii Music. Ruim? Talvez. Poucos reparam que isso pode abrir as portas para que os jogos das Thirds realmente sejam comprados e utilizados com a mesma vasta escala que os da própria Nintendo. Dessa forma, as Thirds finalmente deixaram a incredibilidade no Wii de lado para produzir títulos que podem ou não se revelar trunfos no console. E, a Nintendo nunca deixou suas franquias de lado. Custa esperar?

09- Miyamoto ainda trabalha na Nintendo, e está vivo.

Star Fox, Zelda, Mario, F-Zero, e, originalmente, Donkey Kong, pertencem a Miyamoto. Esse ano, já tivemos o ar da graça de Wii Fit, també do gênio. E agora, temos Wii Music. Você pode encarar isso da forma positiva ou da negativa. Ao mesmo tempo que parece que o Guru deixou de lado seus mais amáveis projetos, pode também significar que ele quer voltar a ter participação significativa neles. A muito tempo Shigeru não trabalha em um projeto como costumava fazer no passado da Nintendo. E pense bem, se ele já está fazendo Wii Music, as possibilidades de que futuramente ele pode assumir o papel principal em Star Fox ou até mesmo revivendo Donkey Kong de uma forma da qual ninguém ao menos imagina são muito grandes, mas não podemos querer que ele faça tudo de uma vez, certo? Além disso, ele sempre se dá ao luxo de produzir ao menos uma sequência para alguma série no mesmo console. Dois Zeldas no N64, Dois Pikmins no Game Cube. Isso significa que não apenas teremos mais algum jogo dessas franquias no Wii, mas provavelmente teremos alguma com sua continuação no console da Nintendo. E além do mais, ele nos disse que a leva inicial de títulos do Wii seria casual, iniciadas com Wii Play, para mais tarde dar lugar a títulos Hardcore da companhia. E lembre-se, ele deve ter idéias novas em breve. Idéias mais criativas que os brinquedinhos milagrosos que ele anda produzindo ultimamente. E se ele não tiver essas idéias, nós podemos aproveitar o fato dele estar vivo para culpa-lo pela ruína da Nintendo.

08- Você provavelmente se esqueceu, mas o Wii tem jogos bons, e você NÃO jogou todos.

Elebits e Twilight Princess em 2006, Guitar Hero 3, Metroid Prime 3, Zack & Wiki, Super Mario Galaxy e Super Paper Mario em 2007, Super Smash Bros. Brawl, No More Heroes em 2008 são todos títulos únicos. Isso sem contar o port Resident Evil 4 e Okami, Bully, e Rock Band. Você jogou todos? Se não jogou, sempre tem os outros. E se jogou, já não acha que o seu console te proporcionou muita coisa com menos de 2 anos de vida? Qual é, veja as coisas pelo lado positivo. Ainda existem almas penadas que jogam Mario Kart Wii e Super Smash bros. Brawl todo dia, então do que vocês reclamam? Claro, o 360 tem Halo 3, Call of duty 4, Bioshock, Oblivion e Mass Effect, mas nenhum desses títulos são exclusivos. Ao mesmo tempo estão ou no PC, ou no PS3. Dentre todos que eu citei no início, com a única exceção de GH3, todos são títulos do Wii. Todos representam a boa vontade em produzir para um console que sempre leva a crítica dos asssim-chamados "Next-gen-gamers". E isso sem contar que até mesmo os Ports sofrem lavagem cerebral na jogabilidade e podem ser completamente reaprendidos ao jogar no Wii. A sensação é de quem jogou muito Guitar Hero, viciou, conseguiu recordes absurdos no Dual Shock, mas ao jogar na Guitarra terá que aprender tudo denovo. Não é uma coisa ruim. Com certeza, a falta de AAAs no Wii é desanimadora, mas se lembre que o Wii também é o console mais barato de todos, e é o mais simples quando o assunto é pirataria. Se você paga 10 reais por jogo, e ainda usa e abusa dos controles do Wii para qualquer jogo, não vejo motivos para reclamar. E se lembre, seu Wii roda perfeitamente todos os títulos do Game cube, e você não jogou todos. NÃO jogou.

07- Se você tem dinheiro, pode jogar coisas novas toda semana.

Se você é um cara sortudo como o da foto acima, pode usufluir de títulos novos para o Wii, para o Wii Ware, para o Virtual Console, e até mesmo a retrocompatibilidade do Game Cube. Faça as contas. Um jogo novo de Wii no Brasil sai de 100 a 200 reais, se você não optar pela pirataria. Um jogo de Game Cube atinge de 30 a 120 reais. Um jogo de Wii ware varia entre uma média de 1000 Wii points, 10 dólares. E o Virtual console varia ente 500 e 1000 Wii points. Se você tem 500 reais disponíveis toda semana, você pode comprar:
1- Zack e Wiki: Quest for Barbaros Treasure- 140 reais
2- Metroid Prime para o Game Cube- 90 reais
3- Até 6 jogos de Wii Ware, da sua escolha- 60 dólares
4- Dois lançamentos do Virtual console- 1000 Wii Poitns a 2000 juntos.- 20 dólares
Você vai gastar tempo o suficiente terminando esses jogos até chegar a próxima semana, aonde você pode gastar mais e fazer mais combinações úteis. Apesar de ser a mais pura contradição ao HD fraquinho do Wii, pense em quantos jogos você pode ter no seu console. Aliás, esse é o único e melhor jeito de aproveitar o motivo abaixo caso você não possua outros consoles da Big N ou não queria usar Emulador.

06- Nintendo vs você!!!

A Nintendo te odeia. Isso é um fato. Só para recordar, você terminou BattleToads sem Game genie? Fez 100% em Super Metroid? É um mestre Pokemon com todos os pokemons disponíveis em todos os jogos da série? Fez tudo o que tinha para fazer em todos os Zeldas? Terminou os 6 primeiros Final Fantasies com todas as armas/espers/etc disponíveis? Achou as 96 saídas de Mario World? Pois é meu caro, ainda dá tempo de fazer tudo isso. Comece dominando o Dropping combo em Tetris attack, depois você pode capturar todos os Pokemons, e quem sabe não aproveita e joga Mother 3 até o fim? Afinal, qual jeito melhor para não abrir mão da Nintendo do que conhecendo um pouco mais sobre ela... Aliás, Super Metroid tem a marca de jogo mais Speedrunizado de todos os tempos. Segundo minhas fontes, ano passado o recorde mundial de menor tempo foi batido 4 vezes. Uma hora o tempo não pode abaixar mais, então que tal ser você o dono da façanha?

05- O Wii pode abrir caminho para jogos impossíveis.

Encare os fatos: nenhum outro console é tão benéfico quanto o Wii. Se você quer treinar um pouco de luta, pode se aproveitar do console; se você quer emagrecer, cantar, dirigir, pescar, matar, pode se aproveitar do console. Claro, o controle do Wii ainda não está lá essas coisas. Mas futuramente, vamos ver idéias muito mais óbvias brotarem da cabeça de todas as produtoras. Jogos complexos demais para consoles podem estreiar no Wii. O simples controle dos personagens podem ser executados com apenas um movimento, abrindo caminho para jogos considerados teóricamente abiciosos demais nos consoles concorrentes. E queira ou não, o Wii Ware, e até mesmo os jogos normais do console podem apresentar idéias reveladoras. Lembra-se de Alien Hominid? O jogo inicialmente era uma produção em Flash do site Newgrounds, e acabou se tornando um projeto independente do qual eu joguei no meu Game Cube. É uma situação complicada, pois trata-se de algo que pode ou não acontecer. E companhias pouco ambiciosas podem enriquecer com o Wii, mostrando que são capazes de se destacar dentre as demais. E eu não me espantaria se a Nintendo reagisse a Little Big Planet com algum tipo de canal aonde os gamers podem construir seus jogos. Resumindo, nessa geração, a Nintendo é uma oportunidade para todos os lados da indústria gamística.

04- Braid.

Braid foi lançado na XBLA há pouco tempo atrás. O título foi considerado bom o suficiente para ter praticamente a mesma rating de BioShock no MetaCritic. O que Braid tem a ver com a Nintendo? Prova que jogos para Download realmente podem ser muito bons. Os gráficos incríveis, a trilha sonora, e a jogabilidade, provam que o Wii Ware pode muito bem dar uma melhora para seguir a concorrência. E se isso significar, podemos ter um Super Mario Bros. 4, um novo Zelda 2D ou até mesmo remakes de jogos do SNES. Falta ambição. O Wii Ware deve ser encarado assim como o Wii ou o DS, como um plataforma, e não como um complemento. Os jogos do Virtual Console são velhos conhecidos nossos, então, o único jeito de gastar nosso precioso dinheiro com Wii Points vem da idéia central do Wii Ware. Claro, nem todo mundo ficou contente com Mega Man 9, mas quantas pessoas não baixariam um Donkey Kong Country 4 se esse existisse no Wii Ware? As franquias da Nintendo poderiam dar um excelente apoio. Um novo Metroid 2D, um Remake de ActRaiser, por quê não? Se fizeram a budega, é bom cuidar bem.

3- O Wii Motion Plus pode ser um grade trunfo

Movimentos 1:1 é o sonho de qualquer pessoa que tenha em mente um jogo de espadas, por exemplo. A mais nova peripécia da Nintendo com certeza não foi apenas desenhada para se utilizar com o lixo virtual conhecido por Wii Sports Resort. E quando as produtoras dominarem muito bem o acessório, podem abrir mão dos gráficos para provarem o que elas sabem fazer de melhor, que sepre foi exclusivamente a diversão. Os movimentos poderiam impulsionar a Capcom a produzir um Devil May Cry para o Wii, ou até mesmo a Bethesda a produzir um Elder Scrolls. Sem dúvida, todos os que se consideram Game Designers ávidos vão tentar a sorte em produzir algo que se destaque entre os demais. E além de tudo, o fato do Wii ter sido produzido com os gráficos semelhantes a um last-gen pode causar uma briga entre as developers para descobrir quem consegue produzir o jogo mais bonito. Pense bem, estamos em 2008, o Wii ainda tem no mínimo 4 anos pela frente. Será que ele alcançou o limite? Eu acho que não.

02- Zelda & Metroid

Não estamos falano do Wii ou do DS exclusivamente aqui. Mas a franquia Zelda e a franquia Metroid ainda não morreram. Pensar em como o Zelda a próxima geração vai se parecer, ou em aonde o próximo Metroid vai tomar lugar é muito animador. Pense em como todos os itens anteriores podem afetar a vida desses jogos. Até mesmo o Wii Ware pode ser usado como laboratório para evoluir conceitos sobre essas franquias. E seja sincero, imaginar um Ocarina of time refeito com gráficos da próxima geração (depois do Wii, 360 e PS3), dá arrepios em qualquer um. Isso sem contar que os horizontes devem aumentar muito até lá. Se lembre que Ocarina saiu em 98, e esse ano comemora 10 anos de seu nascimento. Será que a Nintendo vai deixar passar batido?

01- O DS é um monstro.
Se o Wii não te agrada com a sua intensa opção de Games casuais, você com certeza não pode dizer o mesmo do pequeno monstro da Nintendo. Saindo em 2004, ele é responsável por inúmeros jogos excelentes. Em 2004, Super Mario 64 DS. Em 2005, Mario Kart DS, Nintendogs, Castlevania. Em 2006, Metroid Prime Hunters, New Super Mario Bros., Elite Beat Agents. Em 2007, Zelda. Não para por aí. O DS tem uma quantidade invejável de títulos bons. Mas o que faz o console tão bom, é que ele tem todos os tipos de jogos bons. Musicais, plataforma, ação, até os Fps estão ganhando Moon esse ano. O Ds tem o jogo ideal para você, seja lá quem você é. Em 2008, você pode jogar um bom lançamento quase toda semana, e sempre pode atualizar sua coleção com os mais novos lançamentos. Só em 2008, temos AAA's suficientes para dar inveja a qualquer um. E se você não está satisfeito com isso, lembre-se de que Chrono Trigger DS aparece no fim do ano, e que um Ocarina DS é inevitável.

6 comentários:

Júlio Meira disse...

Bela matéria, amigos. Na realidade, o maior motivo para se confiar na Nintendo é que ela e o lendário Miyamoto estão, mais uma vez, salvando a indústria dos jogos de um apocalíptico atrofiamento, tendência que já vinha se desenhando nos últimos anos. Recomendo a todos a leitura do artigo "Os Homens-Pássaros e a Falácia Casual" para que a estratégia da Nintendo seja entendida cientificamente e economicamente, em vez dessa afobação que a mídia tem tratado o nosso eterno amigo Nintendo Wii.
Um abraço.

Unknown disse...

Muito obrigado Julio, vou procurar e com certeza lerei o artigo, e novamente muito obrigado pelo apoio.

Júlio Meira disse...

Veja o texto no fórum do Wii-Brasil:
http://www.wii-brasil.com/forum/index.php?showtopic=7292

Júlio Meira disse...

Naturalmente, é preciso ser registrado para ter acesso ao fórum.

Anônimo disse...

Vlwzão Júlio por ter postado lá...

E parabéns Tobi seu texto está como sempre muito bom!

Anônimo disse...

Hello everybody! I don't know where to start but hope this place will be useful for me.
Hope to get any assistance from you if I will have some quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)