Gamer Files

Você é o que você joga!


Uma das decisões mais erradas da Nintendo foi tomada ainda no processo de criação do Nintendo 64. Enquanto o mundo se rendia as facilidades de armazenamento do CD, a Nintendo decidiu que o sucessor do Super Nintendo usaria ainda o ultrapassado cartucho. Logo nos primeiros meses do console no mercado, era nítido que o 64 não teria o mesmo sucesso que o predecessor. O uso de cartuchos inclusive é apontando como o grande motivo do console ter ficado muito aquém do Playstation já que a mídia cara e trabalhosa afastou muitas third-parties do console.

Antes mesmo do lançamento do Nintendo 64 em 1995, a Nintendo já havia anunciado o lançamento do 64 Disk Drive, que plugado à porta extensora do console, fornecia recursos que o console original não possuía como um disco rígido, o uso de uma mídia que permitia mais memória e jogo online via satélite. Depois da participação em feiras como a Space World 95 e 96 e a E3 97, ficava claro que o acessório não estava entre os mais esperados pelo público internacional Lançado no Japão em 1999, o acessório fracassou completamente, sendo considerado o maior fracasso da Nintendo depois do Virtual Boy. Apesar dos bons games, que iremos comentar mais tarde, as vendas foram muito aquém do esperado. Os resultados foram tão ruins que apenas nove games saíram para o periférico. E se contarmos que quatro deles foram da série Mario: Talent Studio, podemos ter certeza: o 64DD nunca deveria ter existido.

O hardware

O Nintendo 64 Disk Drive tinha um co-processador de 32 bit para que ajudar na leitura dos dicos magnéticos usados pelo periférico. Ele foi a resposta da Nintendo para o adiamento do Compact Disc até então feito em conjunto com a Sony. Mas enquanto os CDs do Playstation tinham a capacidade de 650 MB, os cartuchos do Nintendo 64 tinham a capacidade de na maioria das vezes no máximo 64MB. A idéia da Nintendo é que os discos magnéticos do 64DD funcionariam como um upgrade para os games do Nintendo 64, oferecendo minigames, expansões e níveis extra por exemplo (exatamente como foi F-Zero X Expansion Kit).

O periférico também tinha um reforço de áudio para ajudar no ganho de desempenho. Para o desenvolvimento de games era necessário um kit especial e diferente do usado para o Nintendo 64. A versão que chegou as lojas incluía um modem para conexão com a RANDnet, um adaptador chamado Capture Cassete para ser plugado na saída dos controles, além de um mouse e um teclado.

O RANDnet

O RANDnet esteve para o 64DD exatamente como o Satellaview esteve para o Super Nintendo. Projeto da Recruit e da Nintendo, o serviço online por satélite permitia aos jogadores jogarem em rede, testarem jogos antes de comprar e ouvir música online por exemplo além de oferecer um completo sistema de e-mail, uma revista online e até mesmo a criação de avatares (como os Miis!) . O acesso ao RANDnet custava cerca de ¥ 2500 por mês. Para se conectar era necessário ter um modem, o Expansion Pak de 4MB, o 64 DD e um disco de inicialização.

http://www.gamechoiceclub.com/image/n64_ddpak6.gif

Apesar do número de usuários do DD terem sido muito limitados, o RANDnet foi um dos pilares do periférico. A série Mario Artist por exemplo, permitia concursos e eventos especiais e trocar suas criações com outros jogadores. O RANDnet deixou de existir em 2001, quanto teve seu sinal completamente desligado.

Os games

http://static.dailymotion.com/dyn/preview/320x240/3241463.jpg

F-Zero Expansion Kit: Lançado exclusivamente para o 64DD, Expansion Kit trazia funcionalidades inéditas ao game que fez sucesso nos primeiros anos do Nintendo 64. Expansion Kit contém seis novas pistas, novos veículos e um modo de criação de pistas. Até 100 pistas poderiam ser salvas e trocadas com seus amigos. Havia também um inédito Time Attack onde o jogador podia baixar ghosts de seus amigos e tentar baixar os tempos. Mas o grande destaque mesmo era o modo de criação de pistas, grandioso e que possibilitava infinitos meios de criação. O site americano IGN chegou a avaliar Expansion Kit com uma nota 8.4. Infelizmente, esse add-on nunca saiu no ocidente o que á inaceitável para um jogo tão interessante. Mas nem tudo é perfeito mesmo...

Japan Pro Tour Golf 64: Desenvolvido pela Media Factory, Japan Pro Tour Golf 64 foi um dos melhores games de golfe do mercado. Além dos grandiosos torneios online (!), o game oferecia uma modo de criação de personagens e um modo carreira desafiador. Infelizmente nunca saiu no ocidente (chegou a ser anunciada uma versão em cartucho, que foi cancelada posteriormente)

http://www.kanpai.fr/images/jeux/GC/kyojin.jpg

Doshin the Giant e Doshin the Giant 2: O carro chefe do periférico. Maluco e inexplicável, Doshin era uma mistura de Pikmin com Black & White onde o jogador controlava Doshin em uma ilha convivendo com quatro tribos diferentes. Alguns momentos do game eram hilários como a invasão da ilha por alienígenas. Saiu para o GameCube em 2002, mas apenas na Europa e no Japão.

http://themushroomkingdom.net/images/box/box_mapaint.jpg

Mario Artist: Paint Studio: A versão para Nintendo 64 do famoso Mario Paint do Super Nintendo. Oferecia muitas possibilidades de criação de desenhos, pinturas e efeitos especiais. Usava o mouse do 64DD o ganha oferecia muito mais precisão nos trabalhos. Era possível importar imagens da GameBoy Camera e de um videocassete (!). Paint Studio oferecia também modos de jogo para quatro jogadores e concursos online pelo RANDnet.

Mario Artist: Polygon Studio: Polygon Studio era um editor de computação gráfica em 3D, que permitia ao jogador criar facilmente elementos poligonais em três dimensões. Era possível importar vídeos e transformá-los em elementos poligonais ou transferir desenhos do Paint Studio e transforma-los em polígonos. Quem jogou WarioWare viu algumas das possibilidades desse kit como minigames.

http://themushroomkingdom.net/images/box/box_mats_box.jpg

Mario Artist Talent Studio: Talent Studio era um studio de animação onde o jogador interagia com modelos em três dimensões (que poderiam ser importados do Polygon Studio) ou criados no próprio game. O foco do programa era promover animações, ou seja, criar seqüências e disponibilizar elas para seus amigos.

http://themushroomkingdom.net/images/box/box_mack.jpg

Mario Artist Communication Kit: O último dos Mario Artist possibilitava a junção entre todos os aplicativos, desde a disponibilidade de colocar seus trabalhos para serem visíveis por todo o mundo. O Communication também possibilitava recursos de impressão e organização.

SimCity 64: Lançado no meio do ano 2000, SimCity 64 acabou sendo um dos piores games do periférico (se não o pior). O grande pecava no visual, extremamente ridículo, quadriculado ao extremo e na jogabilidade prejudicada pelo inconstante frame rate que tornava o game não-jogável. Uma pena já que as possibilidades de criação eram grandiosas.

Os cancelados

Talvez o periférico que mais tenha tido games cancelados tenha sido o 64 DD. A lista é grande. Alguns dos games foram lançados em cartucho:

  • Mario Artist: Game Maker Mario Artista: Game Maker
  • Mario Artist: Graphical Message Maker Mario Artista: gráfica mensagem Maker
  • Mario Artist: Sound Maker Mario Artista: Sound Maker
  • Mario Artist: Video Jockey Maker Mario Artista: Jockey vídeo maker

Um acessório único, raro e fracassado

O 64 DD representa muito o que o Nintendo 64 foi: um console que não tinha direção, mas com games excelentes. Ainda assim, eu tenho vontade de algum dia colocar as mãos nele e poder sentir de perto a experiência que ele proporcionou. Talvez se a Nintendo tivesse sido mais ousada e lançado ele no ocidente, sua história não tivesse sido tão obscura como foi.

3 comentários:

Neo Raph disse...

Acompanhei de perto essa epoca
de fato a arrogancia da Nintendo
a matou

algo semelhante a Sony nos dias de hoje...

Anônimo disse...

Nossa, eu fiquei acabado com o fato de a Nintendo ter lançado um ótimo console com jogos "PEREITOS" com a midia de cartuchos...
Isso e somente isso levou o fracaço do Nintendo 64.
Se fosse um console com midia de CD-ROM,
1º Os Graficos seriam absurdamente melhores que qual quer outro na época
2° O unico com posibilidade original de 4 multiplayers.
3º Com o considerado melhor jogo da História dos games......
,, (Super Mario 64)
eu poderia citar mais...
so ki o site ia perder a pagina com o tamanho do depoimento
pra resumir..
Não iria ter pra ninguem...
Qm iria qrer um PS2 com os graficos do 64 usando um cd d no minimo 700 MB
pensa nos jogos q iriam ser lançados...
Foi de matar..
Fazer o que,, nem tudo e do jeito que agente quer...

________OBRIGADO !!!______________

Gabriel~Luppi disse...

Povo safado do caramba hein?
Só pq o PSX tinha cd falsificado por 5 conto ninguem gostava do N64.