Gamer Files

Você é o que você joga!

Após três coletivas completamente sem sal, chegou a hora de juntar os cacos dessa edição da E3. A feira termina amanhã, mas o Gamer Files faz antes um resumo de tudo o que aconteceu e opina muito a respeito do Line-Up dos consoles e portáteis para esse ano. Faremos uma divisão primeiramente entre as três coletivas e no fim de semana uma análise da linha de títulos de cada console para esse ano.Vamos lá!

Microsoft

A coletiva mais comentada de longe foi a da Microsoft. E principalmente por culpa da SquareEnix. A produtora japonesa simplesmente roubou a cena ao anunciar o fim da exclusividade de Final Fantasy XIII no Playstation 3, uma perda inestimável para a Sony que tinha no RPG sua grande cartada para os próximos meses.

No mais, a Microsoft apresentou uma boa linha de games com boas exclusividades como Gears of War 2, Fable 2 e Banjo & Kazooie Nuts & Bolts. Apesar disso faltaram novidades e games exclusivos de Third Parties (tirando claro Star Ocean The Last Hope e Unfinite Undiscovery). A sensação é que os games exclusivos da Microsoft são somente os lançados pela própria Microsoft.

Outro ponto digno de críticas é a linha casual do 360. Além de ser de uma qualidade muito duvidosa, recicla idéias utilizadas em games de outros consoles. Mas merecem elogios a nova dashboard do 360 e Lips, o game musical que promete muito. O suporte ao Zuno, tocador de música da Microsoft, o multiplayer online e um time competente por trás do desenvolvimento deixam as expectativas muito altas.

No geral, a coletiva da Microsoft merece um 7. Mas que fique claro que se não fosse FF XIII, essa nota seria bem mais baixa. Quem tem um 360 não ficará desamparado de bons games esse ano.

Nintendo

Todos os fãs da Nintendo aguardavam essa coletiva com ansiedade. Nunca uma apresentação estava envolta em tanto mistério como agora. Mas após pouco mais de 70 minutos de apresentação, um fim melancólico e sem aplausos. E a certeza de que o Wii vai remar esse ano com a ajuda das third parties.

Não que os games apresentados sejam ruins. É que eles são muito poucos para um console que tem um ano importantíssimo pela frente. Não dá pra entender porque a coletiva foi tão ridícula e mais, porque a Nintendo escondeu projetos que claramente existem como Kid Icarus e Zelda. Além do mais quase nenhum projeto Third Party de peso foi mostrado, e eles existem aos montes.

No que apresentou a Nintendo foi eficiente. Animal Crossing City Folk é bem legal e eu vou querer dar uma olhada, Wii Music promete e tal. Mas ficou faltando muito. Eu ainda acho que o ponto que merece mais críticas é a linha apresentada para o DS. Como pode uma first do porte da Nintendo mostrar Pokémon Ranger como principal e único game? E GTA Chinatown Wars acabou salvando a pele do DS e roubando a cena.

A coletiva da Nintendo foi ridícula. O Gamer Files avalia ela com uma nota 4. E tenha certeza: o que salvou de um fiasco total, se é que não foi, foi GTA Chinatown Wars.

Sony

Surpreendentemente, a Sony não se mostrou abatida com a perda da exclusividade de FF XIII. A dona da marca Playstation preferiu mostrar novos projetos, uma linha online fortalecida e grandes games para download na Playstation Network.

A grande surpresa da coletiva da Sony foi a linha fabulosa de games apresentados para o PSP. Resistence Retribution, Potapon 2, Locoroco 2, Valkyria Chronicles, Super Stardust Portable... Todos games de grande qualidade e que serão sucesso no quarto trimestre desse ano. Outro destaque foi a PSNetwork vai ferver esse ano com uma linha importante de games, alguns deles de qualidade acima do console principal como Siren Blood Curse e uma nova versão de Ratched & Clank Future.

O Playstation 3 teve na minha opinião três destaques importantes: InFamous, o ótimo game de ação da Sucker Punck, MAG da Zipper que parece ser o primeiro simulador real de guerra online e claro God of War III. Apesar do Teaser fraco, tem tudo para ser o grande game do PS3 em 2009. Mais uma vez, faltaram exclusividades de Third Parties como acontecia aos montes em anos anteriores. A sensação é a mesma da Microsoft: as produtoras não estão investindo em games focados em um só console.

Para o Gamer Files, a coletiva da Sony foi ligeiramente melhor. Apresentou uma linha sólida, novidades e um line-up excelente para o PSP e bons games para o Play 3. Nota 7.5 na nossa opinião.

Concorda, discorda? Opine!

1 comentários:

Neo Raph disse...

Perfeita analise

filosofia 9 prontinha materia
vou postar a noite
sobre essa fantastica E3

=/