Lançado quase no fim da vida do Super Nintendo, Star Ocean foi uma grata surpresa. Aliando uma receita típica dos RPGs do console (boa trilha sonora, enredo denso, personagens SD e extremamente carismáticos) a um sistema da batalha grandioso e inovador, o primeiro game da série acabou conquistando até os mais exigentes donos do console, já recheado até a exaustão de games do gênero. Mais de 12 anos depois, em uma estratégia ousada, mas extremamente interessante, chegará ao mercado Star Ocean: Fist Departure para o PSP, remake revisado desse primeiro game da série, chance única para quem nunca teve a oportunidade de testar um dos grandes games do gênero em todos os tempos.
Oceano de estrelas
O ponto de partida da história de Star Ocean é o de que sempre existe uma boa história pra ser contada no universo. E em um ambiente futurístico, Star Ocean conta a história de um jovem garoto de nome Ratix que vive na cidade chamada Clatos num planeta com nível de cultura medieval, junto com seus melhores amigos Dorn e Milly. Um dia uma carta de uma cidade vizinha chega. Uma estranha doença congelou os habitantes e eles pedem ajuda a Clatos. O pai de Milly decide ir mas acaba contraindo a misteriosa doença. O jovem aventureiro decide salvar o pai de sua amiga Milly, mesmo não sabendo de todos os mistérios que o aguarda. Logo no início de sua jornada, eles descobrem uma nave espacial caída com pessoas que pertencem a uma civilização muito mais avançada. Civilizações de dois mundos diferentes devem trabalhar juntas para resolver o mistério. Essa história de opostos é talvez a grande sacada do game, que não usa humor em seu enredo: a história é contada de uma forma tradicionalmente dramática e até pesada algumas vezes.
Sistema de jogo amplo
Uma das grandes novidades de Star Ocean é o seu sistema de batalha em tempo real. As bases de um game da Tri-Ace já estão em "Star Ocean": a produtora é conhecida por RPGs no qual os personagens podem se desenvolver de muitas formas. Aqui, além de liberar habilidades, os jogadores podem criar itens e armas. O remake para PSP tornou o game ainda mais luxuoso. As cidades foram refeitas com cenas pré-renderizadas (não geradas em tempo real) e o mapa-mundi é em 3D agora. Há cenas de animação para contar os principais episódios da aventura. Feitas a mão, as animações foram produzidas pela consagrada Production I.G. Agora, os diálogos principais do enredo são dublados (no original, havia voz apenas nas batalhas, o que para o Super Nintendo era um achado). No PSP também foram acrescentadas mais episódios particulares (que chegam quase ao dobro do original, segundo a própria Enix). Outra marca do game presente é a possibilidade dos personagens se se separar nas cidades e viver aventuras separados dos demais integrantes do seu grupo. Esse sistema, chamado de Private Actions, é o responsável pelas adições das side-quests.
É aguardar e jogar novamente um dos RPGs mais importantes de todos os tempos. Star Ocean First Departure será lançado em 30 de setembro.
0 comentários:
Postar um comentário