Gamer Files

Você é o que você joga!

Por Danilo Medeiros




"A Big N não é chamada de fábrica dos sonhos à toa, ela realmente nos faz sonhar cada vez que tem um grande lançamento para pôr no mercado, um desses grandes lançamentos foi Zelda Twilight Princess e se você é fã dessa série, assim como eu, deve ter ansiado e sonhado com essa obra até que pudesse tê-la em mãos para satisfazer uma vontade que se compara à de uma criança pequena chorando desesperadamente por um doce.
Não há como negar que esse foi um dos Zeldas mais polêmicos(abaixo somente de Wind Waker e seu visual cartunesco), ele tinha duas versões espelhadas(Wii/GC), uma espécie de Dark World como em A link to the past, um dos maiores mapas principais de toda a série, com expectativa de cerca de 40 minutos para andá-lo por completo e Link numa versão lobo, que na ocasião encheu de dúvidas os fãs, principalmente quanto à jogabilidade, mas o mais polêmico de tudo, foi a declaração de Shigeru Miyamoto e Eiji Aonuma: - Twilight Princess será melhor que Ocarina of time."




Become a legend



Dessa vez, a lenda tem início em Ordon Village, Link é apresentado aos gamers como um simples morador dessa região em Ordona Province(agora o mapa é dividido em províncias) e tudo é meio lento e chato pois as tarefas são simplesmente ensinar crianças a se defender e levar cabras ao estábulo.
Os eventos têm início, por que todo ano a tarefa de comparecer à uma grande confraternização no castelo de Hyrule é designada aos líderes de todas as vilas. Nesse ano, porém , o líder de Ordon precisa se ausentar e pede que Link vá em seu lugar.
Até aí tudo bem, um lenga lenga sem fim, mas acredite, é para você se sinta realmente na pele do nosso jovem Hylian, pois o que acontece a seguir surpreende ao jogador também, sem dúvida, quebrando a monotonia.
Criaturas grotescas invadem o local, levam crianças embora, nocauteiam Link e abrem um portal estranho no céu. Assim que acorda, nosso herói corre atrás do prejuízo, mas, durante a perseguição aos malfeitores, Link se depara com uma estranha barreira(o tal portal) que o suga direto para o Twilight Realm, dentro dessa realidade alternativa Link assume a forma de um lobo e desmaia novamente, acordando numa versão twilight do Hyrule castle, onde conhece Midna , que aparece para dar uma força, levando Link até a tal Twilight Princess que revela ser nossa já conhecida Princesa Zelda que conta como Zant, o tal senhor do Twilight Realm está "bagunçando" o reino. Daí pra frente é só desespero para Link, e alegria para os fãs, pois momentos marcantes e surpresas é o que não falta em Twilight Princess.



Hyrule, terra do crepúsculo



Os gráficos do jogo estão muito belos, no Gamecube é o máximo que se pode gerar no sistema, já no Wii poderia ser muito melhor, mas vamos considerar que é um port, então isso não influi na avaliação do game, cada cantinho de Hyrule foi magnificamente bem produzido e algumas cenas são de tirar lágrimas dos fãs da série, inclusive uma envolvendo Dark Links, os personagens são bem feitos e lembram bastante Final Fantasy e Link adquiriu um visual mais maduro.
O som merece destaque, o que fez falta foram as orquestras, a Nintendo prometeu, mas acabou não cumprindo, mas as melodias são excelentes(tanto que algumas estão, em versão original, fazendo parte de Super Smash bros.Brawl)dignas da série que sempre nos brindou com lindas músicas.


Brandindo a espada e o escudo



A jogabilidade é perfeita, tanto como Link em forma humana ,como em forma de lobo, no Cube tudo é bem parecido com o antecessor,com pequeninas diferenças, como o uso automático do escudo, simplesmente ativando a mira.
O uso dos itens continua a mesma coisa, porém no Wii, sempre bateu a dúvida quanto à jogabilidade, posso afirmar que foi muito bem transportada para esse console e funciona perfeitamente bem, espadadas são realizadas por simples movimentos no Wii Remote, e itens como o arco e flecha e o gancho são usados simplesmente mirando para a tela com o Remote, mais intuitivo impossível, movimentos com o Nunchuk também são usados, para a realização de alguns ataques, como o Spin attack e o Shield attack. Você se sentirá brandindo a Master Sword e o Hylian Shield.


Nintendo Gamecube X Wii






Muita gente já jogou a versão de Gamecube, e muita gente já jogou a versão de Wii, porém, poucos tiveram a oportunidade de jogar as duas e se perguntam qual é a melhor e quais as diferenças entre as duas. Tive a chance de jogar as duas, e na íntegra e posso afirmar que a versão de Wii é a melhor, pela jogabilidade, o que faz falta nessa é o modo free da câmera, que no Cube é bem melhor, mas a versão do Cube é para os mais tradicionais.
Pra quem acha que as duas versões são quase idênticas, o mirror mode pode confundir até na pequena Ordon Village, tecnicamente , são quase idênticas sim, mas esse modo espelho confunde e faz com que quem já jogou uma , tenha que explorar Hyrule de novo na outra, quase como um lugar diferente, o que não é tão ruim. Os minigames fazem uso das funções do Wii Remote, por exemplo, o Rollgoal no fishing pound, no GC é jogado com o analógico, mas no Wii basta segurar o controller como se fosse um tabuleiro, e incliná-lo para fazer a bolinha se movimentar na direção desejada. A pescaria no Wii vai te prender por muito tempo, por ser mais interessante que na outra versão, você se sentirá com a vara de pescar e o molinete na mão( Wii Remote + Nunchuk ), Enfim, vale a pena jogar as duas.


Melhor que Ocarina?




Pra ser bem direto...não, não é melhor que Ocarina of time, Twilight é perfeito como game, tecnicamente, sim, é superior, mas no quesito revolução não chega nem perto de superar Ocarina e por isso acabou decepcionando alguns fãs que esperavam algo quase de "outro mundo" , o que na verdade não é, reconheço a importância do game para a série, mas não leva nota máxima, por que mesmo tendo inúmeras qualidades, tenho que exaltar essa decepção pelo fato de não ter ultrapassado o antecessor, que foi o que a Big N nos prometeu.
Mas não vá pensando que isso é motivo dessa obra-prima não ser jogada, inovação é o que não falta, entre elas a aparição de alguns itens novos como a Ball and chain e o Spinner, a mudança de quatro para cinco pieces formarem um Heart Container, o aprendizado de sete golpes novos, a combinação de itens vinda direto de Link's Awakening do Game boy e a forma de lobo, obviamente a maior delas, as dungeons também merecem destaque em termos de inovação, pois são as mais bem pensadas da série e darão trabalho para alguns gamers, o game também conta com várias missões paralelas como a caça aos Golden bugs e aos Poe souls. Resumindo: twilight não é um game apenas, é uma odisséia virtual, e tem a qualidade magnífica de um exemplar da série. Obrigatório para se ter na coleção. Não alugue, nem peça emprestado. Compre, e se possível as duas, vale a pena.


2 comentários:

Lucas disse...

twilight foi o zelda que eu mais joguei. Concordo plenamente que ele não supera Ocarina, mas com certeza é o segundo melho Zelda.

Danilo, parabéns!!! o Review ficou show! Superou o da Nintendo World!!!

Anônimo disse...

Olha, estou jogando o Twilight, e as minhas primeiras impressões são muito positivas. Eu acho esse versão a terceira melhor, empatada com a Skyward Sword e atrás de Ocarina of Time e Majora´s Mask.