Gamer Files

Você é o que você joga!

22 de maio de 2008

Review: Grand Theft Auto IV

Um novo começo...

Já faz mais de 7 anos desde que GTA passou para o mundo tridimensional com Gta 3, título de sucesso que inovou completamente a indústria do gênero. Com leves inspirações em Driver, Gta III oferecia o melhor de uma cidade completamente aberta, com uma liberdade nunca vista em nenhum jogo anterior. Agora, oito anos após o Game que inovou, Gta IV vem para nos trazer de tudo que qualquer fã da série podia imaginar. O mapa está maior, e não é tosco como o de Vice City, nem tem a aparência morta de San Andreas: Gta IV voltou as raízes, na reprodução da Rockstar de Nova York: Liberty City.

Com dezenas de milhares de coisas para se fazer, o novo capítulo do jogo mais popular da Rockstar consegue ser um dos mais completos já criados para qualquer plataforma. Tudo que você viu anteriormente está presente no jogo, sem nenhum excessão. Desde assaltos, corridas e coisas obcenas com garotas de programa, até curtir um boliche de domingo: Niko Bellic pode disso tudo. Deixamos algumas coisas para trás, é verdade, não precisamos mais trabalhar nosso personagem como em San Andreas ou ganhar reputação, mas ganhamos tanta coisa que acabamos esquecendo que em jogos anteriores aquilo era possível.

A libert City vista nesse jogo é uma cidade que realmente parece viva. Os cidadões andam, correm, conversam, fazem comprar - enfim - tudo que uma pessa do mundo real faria em sua rotina. Esses detalhes fazem parte de um alto valor detalhista que a série atingiu agora. Tudo que os fãs, ou a maioria das pessoas comuns sem acesso a Video Games pensaram, está presente na mistura de elementos que fazem de GTA IV o que ele é.

A série ainda não foi bem sucedida em in crementar na mistura missões que sejam tão interessantes a ponto de largar a zueira e sair em busca delas. Quem jogou sabe: é só sair, pegar uma arma, roubar um carro, e sair desbravando a cidade no maior estilo. Embora ela não promova desafios altos ou até mesmo Dungeons, faz bem em ser um gigante mapa, aberto, e interativo. A fama da série por ser totalmente liberal faz sentido aqui, aonde as coisas fluem de maneira tão boa e detalhista.

Libert City é uma cópia de Nova York, talvez a mais exata que já encontramos em algum Game. Você pode claramente ver as construções mais famosas da cidade a cada esquina que você passa. Claro, cada uma de uma maneira que diferencie-as de sua forma real. A estátua da liberdade, por exemplo, segura uma coca-cola, símbolo mudial do Capitalismo. O mapa de GTA IV é quase do mesmo tamanho do de San Andreas. Mas isso não tira sua glória, já que dessa vez, o mapa é triplamente mais interativo, gráficamente superior e muito mais detalhista que qualquer outro da série.

Também, a cidade sofre alterações, assim como nos outros jogos da série. Se chover, a pista fica escorregadia, então nada de perseguições policiais hoje. Mas a maioria eles não serve para nada, apenas para acrescentar aquele visual bonito do jogo. A grande diferença se provém da mudança do personagem principal, Niko é muito mais 'esperto' que os outros protagonistas. O maior benefício que podemos aproveitar é o sistema de Cover, muito similar ao de Gears of Wars, e realmente, o que faltava na série.

A fórmula de "faça o que quiser, aonde quiser, e como quiser" está de volta, muito além do que vimos em San Andreas. Para cada veículo que você dirige, temos vários ângulos para ver o jogo, desde o consagrado padrão dos jogos de corrida, até um ângulo "cinematográfico", responsável por um dos momentos mais belos de todo o jogo. Você pode visitar toda a cidade, que é enorme, e com certeza voltar naquele lugar vária vezes sem perceber algus dos mínimos detalhes do Game. Os efeitos de água, de luz e afeição dos personagens está melhor que nunca, e Niko Bellic realmente parece ter sentimentos (ou a falta deles).

Quando não está em uma missão, ou cansado de matar pessoas, você tem dezenas de opções para se fazer. O dinheiro qu você junta serve para jogar Boliche, Sinuca, entre várias outras coisas. Dá também para usar a internet para achar garotas de programa e fazer um, bem, você sabe. Temos também opções mais ousadas, como corrida em alta velocidade com carros e outras pequenas coisas que se sustentam como um jogo, dentro de outro. Fazer amigos é fundamental nesse jogo, já que eles vem cheios e surpresas para o personagem principal. Para isso, uma das ferramentas mais importantes do Game é o celular, novo acessório da série que serve de comunicação para Niko e seus contatos.

Uma coisa em que GTA IV está acima de todos os outros fácilmente é no enredo. Dessa vez, Niko Bellic, ao tentar entrar em uma nova vida em Libert City, logo se vê em apuros e precisa tomar sérias decisões. Tá bom, não é nada muito diferente, mas a expressão dos personagens misturado com a ótima dublagem a que foram submetidos, transforma tudo que antes passava despercebido em um show a parte. GTA é um daqueles Games que você precisa jogar para ter uma noção do tanto de conteúdo. Se formos comparar o jogo a um Ice Berg, nosso Review seria apenas a ponta dele.

O Multyplayer online é de cair o queixo. Até 16 pessoas Online podem assumir seus personagens após uma sessão para customizá-los (eficiente como The sims) e podem depois sair e se divertir em um dos modos que o Game oferece. Entre eles está uma corrida de carros (melhor que muito jogo aí, né senhor Pro Street?), um modo de Pancadaria, conhecido por Death Match, um modo coperativo nas missões e muito mais. No modo Death Match, podemos socar 16 pessoas em uma parte de Libert City, ou até mesmo, na cidade inteira. Depois de todos esses detalhes, os gráficos são incríveis e a trilha sonóra, composta por artistas famosos e todas licenciadas, fecham o pacote. Porém, nem tudo é alegria....

GTA IV apresenta alguns problemas notáveis, e alguns que passam despercebidos por todos. Quando se chega em alguma parte que se precisa da colaboração de um NPC, sua Inteligência Artificial costuma falhar ao receber os comandos. Alguns problemas gráficos são apresentados constantemente, geralmente um "quirk", aonde alguma das figuras geométricas visíveis é destorcida. O novo Game da Rockstar North está cheio das piadas e alusões a diversas figuras americanas. Mas por morar no Brasil, e falar português, acabamos perdendo a maioria delas, principalmente as que tem base da cultura Gringa.

GTA IV é sem dúvida um ótimo Game, mas não tem a Atmosfera que um Game nota 100 possa ter. Embora seja grande e respire, Libert City não é tão épica quano Hyrule, nem tão sinistra quanto Maridia. Um Game sem pretensão nenhuma, cheio de conteúdo, que vale a pena jogar seja lá quem você for, mas nada mais. O game com certeza vale o preço que tem, e tenta de tudo, mas de tudo mesmo, para que você fique na frente da tela por horas e horas. A campanha single Player tem pouco mais de 35 horas, mas se você está iteressado em tudo que o jogo tem a oferecer, pode duplicar ou até triplicar esse Score.

Nenhuma cidade ousou ir tão longe quanto Liberty City foi. A cidade viva da Rockstar tem de tudo a oferecer para o Gamer mais Hardcore, aquele que vai ligar o console e só sair quando decorar o RG da mãe de Bellic, e também o mais casual, que vai chegar do trabalho e dar uns tirinhos para descontar a raiva daquele patrão chato. GTA IV tem isso tudo, mas é tudo melhor servido para quem mora nos E.U.A ou conhece bem essa cultura.

Dentre os fatores positivos, o fato de usar e abusar de tudo que um Game pode oferecer. Dentre os negativos, enfoque exclusivo e pequnas mudanças no comportamento dos NPC's. GTA com certeza tem de tudo, é uma compra garantida que vai te manter entretido por muito tempo na frente da tela. A versão de Xbox 360 controla um pouco melhor, mas para aqueles que já estão familiarizados com a série, aconselho o PS3. Com isso, me retiro. Boa jogatina para vocês!

11 comentários:

Anônimo disse...

Poots, GTA 4...
Já não bastava o 3 que foi violento o bastante. Criou muita polemica por ter apologia aos roubos, assassinatos e destruição, e eles ainda não se tocaram que isso é uma má influencia para a civilização que vivemos?

Ja não basta o que temos e eles querem induzir ainda mais?

Simplesmente, de bom nesse game só tem o gráfico, porquê o resto é uma boa porcaria...

Eu o comprei recentemente para ver se pelo menos tinha algo que prestasse...E me arrependi, devolvi o game e comprei outro game no mesmo dia.

Se gostam de um bom gráfico mas sem um enredo legal, comprem(muito caro), mas se preferem um enredo legal ao invés de pura destruição sem sentido, não olhem nem as imagens...

Anônimo disse...

Comentário ousado o seu...

Anônimo disse...

Não sou tá maniqueísta como o anônimo acima, mas também odeio GTA. Não sei exatamente porque, mas pra mim a série é apenas passável.

Se fosse avaliar GTA IV minha nota seria 9,0 - 9.1 não mais que issso...

Anônimo disse...

caraio esse me deu vontade de jogar, mesmo eu nao sendo muito fã de GTA

Unknown disse...

po meu eu quero um jogo desses mais quero de PC e klaro...
Ja so viciado na serie GTA me arranje um desses aew...

Unknown disse...

po meu eu quero um jogo desses mais quero de PC e klaro...
Ja so viciado na serie GTA me arranje um desses aew...

Anônimo disse...

O GTA 4 é o melhor jogo do mundo! e eu so tenho pena de ele nao ser mais violento, e com as gajas todas nuas.

Vocés brasileiros são muito certinhos a falar dos videojogos e depois se vé a vossa criminalidade.Não dá para andar a noite lá seão somos roubados de certeza.
Em portugal ninguem fala mal do gta e não temos um quarto da vossa criminalidade. GTA melhor jogo de sempre

Anônimo disse...

essa bosta vai ser igual ao liberty city stories
ou seja,uma merda.

Anônimo disse...

ODEIO GTA,NÃO SEI PORQUE,MAS ODEIO,A ROCKSTAR ESTASE EXIBINDO,POIS GTA É UMA MERDA.

Anônimo disse...

POSTAL é 10 vezes melhor,e mais engraçado,bem feito,esse jogo não tem nada de engraçado.

Anônimo disse...

gta: 00,00
driver:7.5
postal:10.00