Gamer Files

Você é o que você joga!

18 de maio de 2008

Preview: Resident Evil 5




Nome: Resident Evil 5
Plataforma: X360 e PS3
Nível de empolgação: Máximo!
Data de lançamento: 2008/2009


No passado da série:

Resident Evil 4 foi um dos melhores jogos de todos os tempos, trazendo uma jogabilidade inovadora e muito a oferecer por anos jogando. Cheio dos detalhes, Resident Evil 4 fez o Game Cube parecer o Xbox, que naquela época estava com uma Gama de jogos gráficamente superior a todo o resto. Resident Evil 5, promete beber da mesma fonte que o jogo anterior e ir além, muito além. Com o poderio gráfico que os consoles da nova geração podem oferecer, você nunca mais vai estar a salvo da horda de inimigos que a Capcom vem preparano par você. Bem vindo a origem do vírus, da Umbrella, e de um dos jogos que mais prometem de todos os tempos: Bem vindo ao Preview de Resident Evil 5.

Um lugar polêmico:



A nova aventura de Chris Redfield toma lugar em um cenário que rendeu muitas críticas a Capcom. Com o intuíto de mostrar a origem de todo o vírus que combatemos em cada jogo da série, a ação encontrou seu lugar na África, dito como berço da humanidade por muitos. Esse lugar desértico possibilitou um grande cenário aberto, interativo, e detalhado para o quinto capítulo da franquia. Ao mesmo tempo, a Capcom foi o alvo de críticas do mundo inteiro por estar representando uma pura ficção de Racismo. Um homem branco, armado, atirando em Negros de um país pobre. Além disso, outro Editor acrescentou falando que os negros não tem importância no jogo, você mata eles como se fossem apenas mais um.
Simplesmente, eu acho isso tudo a maior palhaçada. Se o jogo se passa na África, é lógico que temos que ter Afro-descendentes para enfrentar. E se eles não compõe a história, quem se importa? Em todos os jogos são assim, FPS's de Guerra não apresentam seu inimigo antes de você mandar bala nele. E eu não ouvi ninguém reclamando de Racismo contra Latinos no RE4 ou contra Soldados Alemães em algum jogo da Segunda Guerra. Isso me parece mais uma brincadeira de criança nervosa ao apresentar fatos para culpar o que nem devia ser tocado.

Cinco é maior que quatro:



Resident Evil 5 vai manter o avanço na jogabilidade presente em Resident 4, mas promete melhorar ainda mais isso tudo. A câmera continua do jeito que estava no jogo anterior, mas a maior diferença está no personagem. Chris Redfield não é Leon. Membro de elite da S.T.A.R.S, Chris já se aventurou por missões além do protagonista de RE4. Isso colabora para que algumas armas mais específicas posam ser usadas, assim como a velocidade natural do protagonista é maior. Outro aspecto no qual fomos prometidos pela Capcom é a continuação da trilha sonóra perfeita do quatro. Claro que ela terá que ser modificada, junto com a mudança na localização do cenário In-Game, mas espero que mantenham a qualidade.

Geração nova, visual novo:




O visual do jogo é uma obra a parte. Ele continua extremamete artístico, mas desta vez, várias vezes superior a qualquer gráfico visto até agora na série. E não é só isso, a localidade é maior, os cenário são abertos, e os inimigos estão cada vez mais assustadores e em maior quantidade. Não é nescessário dizer que todos os efeitos (como o de Explodir cabeças) estão de volta em maior qualidade, mas também podemos dizer que muitas coisas novas no aguardam. Como já confirmado pelo próprio produtor, a iluminação será um componente extra para ajudar com os sustos da série. Se Chris está em um quarto totalmente escuro e sai para fora, se expondo aos raios do sol, você ficará um tempo sem enxergar direito, com diferentes efeitos no seu personagem. Para enxergar no escuro, é preciso se acostumar com a visão, assim como na vida real. Em pensar que o máximo disso vai ser explorado para nos dar cada vez mais sustos me da água na boca.

Os inimigos: em maior quantidade e mais inteligentes



Dessa vez, o inimigos não são apenas mais inteligentes, como estão em maior quantidade também. Eles pedem ajuda, usam o ambiente para se esconder, reútilizam armas caídas e muito mais. Quando não estão atacando, conversam uns com os outros, dando a parecer verdadeiros civis. Uma vez que vêem Chris, é hora de começar a rezar. A quantidade de inimigos presente no jogo é insana, e a grande variedade deles promove um combate variado e estratégico, já que você terá que saber o que cada um faz. Não vimos nenhuma das criáturas lendárias de RE4, mesmo que em sua própria versão para esse jogo, mas, recentemente, vimos a Artwork de uma motossera na mais nova leva de imagens do jogo. Quem jogou o quarto capítulo da série sabe: tá na hora de correr.
Mas, graças a deus, o arsenal de Chris conta com muitas armas a mais que seu amigo Leon tinha a disposição. Elas nutrem diferentes funções e são obrigatórias para dizimar a horda de inimigos. Resta saber se elas também podem ser customizadas, e se podem, aonde fazemos isso no meio do Deserto. Foi confirmado também que cada arma possuí efeito diferente em cada inimigo, e em cada região acertada. Logo teremos que fazer a escolha certa na hora de meter a bala, bem diferente do esquema inicial da série, que era pensar e fugir. Redfield também sabe diversos golpes, executados após alguma ação dos inimigos. É ver para crer: alguns dizem que em alguma parte desse jogo, você enfrentará um chefe dentro de um helicoptero.

Alguns detalhes:




Não fomos revelados sobre os Extras do jogo, mas fomos avisados que ele usará do sistema Online de ambos os consoles. Se formos esperar o tanto de Replay que RE4 teve nessa nova versão, temos coisas que não acaba mais: tesouros, conversas secretas, lugares secretos, enfim: tudo. A pouco tempo fomos confirmados da participação de uma mulher no jogo, também membro da S.T.A.R.S e se vestindo de forma parecida com Jill. Porém, pouco sabemos do enredo do jogo, nada além de que Chris foi enviado para fazer um trabalho, e que não pode falhar de jeito algum. Sabemos também que o jogo se passa 10 anos após o termino da S.T.A.R.S. Fazendo algumas contas, chego a conclusão de que nem 1/3 do jogo foi mostrado ainda. Resident Evil 4 parecia se passar completamente na Vila, mas em 2005 provou estarmos errados. A quantidade de Extras que ainda vamos encontrar é colossal, tudo para um jogo que vai entrar para história.

Resident Evil 5 é o jogo mais esperado pelo Gamer Files no momento.

0 comentários: