Gamer Files

Você é o que você joga!

20 de maio de 2008

Preview: Gears of Wars 2


Os Locusts que se cuidem...

O primeiro Gears foi uma grata surpresa para a indústria dos jogos em geral. Saindo em 2006 para o Xbox 360, teve Zelda, Oblivion e Okami como oponentes pelo prêmio de melhor jogo do ano. Embora na grande maioria Zelda ou Oblivion levaram o mérito, Gears of Wars logo foi premiado com os melhores gráficos de todos os tempos, e uma jogatina Online que permanece intocável nos dias de hoje. Quem jogou sabe: o jogo tem de tudo, na medida certa. A campanha não dura muito, mas o suficiente para se sentir em casa explodindo centenas de Locusts. E tudo isso para te preparar para o que viria depois: um Multyplayer imortal com jogadores talentosos (alguns nem tanto) do mundo inteiro.

Dois anos se passaram desde o lançamento do jogo original, e em 2008, somos apresentados para um dos Games mais sensacionais e robustos que eu já pude conferir. Logo quando notaram que GoW não era apenas um jogo, mas uma franquia começava seu caminho na caixa verde da Microsoft, isso já se tornou motivo de um alvoroço extremo com os fãs que ainda exploravam o Online do jogo. O primeiro vídeo mostrou uma cena bem conhecida do primeiro capítulo: Marcus, protagonista do Game, travava um combate com um Locust e sua motosserra improvisada na ponta da arma. Embora não tenha mostrado nada de interessante, esse Trailer serviu para confirmar o boato que vinha se espalhando pela Internet. Com ele, Cliff Bleszinsk (diretor de Design da Epic Games) apareceu com a mesma arma do esquadrão Delta, e nos fez uma promessa: "Gears of Wars 2 will going to be Bigger, Better and more Baddass than the first" Difícil de traduzir essas três palavrinhas com B para o português, mas podemos resumir tudo falando que ele prometeu melhorar cada quesito do primeiro Game de uma maneira inacreditável.



Nesse mesmo evento (GDC 2008), vimos uma apresentação técnica da Unreal Engine 3 e suas melhorias, rodando em cenários feitos especialmente para a Demo, e com Marcus Phoenix como personagem. Essa demonstração nos mostrava melhorias significativas na iluminação dos personagens, assim como físicas sofisticadas de corpos e uma água muito mais realista de que a qualquer jogo que podemos presenciar. Também descobrimos que é possível se fazer um cenário 100% destrutível, possibilitando até mesmo destruir pilares inteiros aonde os inimigos se esconde. Após essas informações, a Epic Games se manteve quieta e muita especulação se formou, sem nada realmente verdadeiro aparecendo. Foi então que junto com a Game Informer de Abril, um vídeo mostrando uma pequena, mas surreal, montagem In-game do título e uma pequena declaração do megalomaníaco Cliff, podemos ter uma noção do que nos espera em novembro desse ano.

Segundo a Gamer Informer, Gears of Wars 2 se passa 6 meses após o termino do eventos do primeiro. A resistência do exército inimigo força os heróis a avançarem até o local aonde os Locusts se alojam. Dessa vez o sistema de Cover (nome do sistema aonde seu personagem se esconde estratégicamente atrás de algum lugar para evitar tiros) foi modificado, sendo impossível seracertado enquanto escondido. Porém, com a nova Engine que possibilita que as paredes e objetos sejam destruídos, é muito mais fácil ter seu esconderijo destruído junto com você (o que só acontece caso eles saibam aonde você está, ninguém manda bala em lugar nenhum por diversão). O período do recarregamento de arma que dependia do jogador está de volta, mas há leves modificações, principalmente as armas novas.
Na missão em que se passa nas cavernas, uma das confirmadas até agora, foi quebrado o paradigma da série. Enquanto no Gow 1 temos que seguir um roteiro práticamente linear, no segundo podemos nos espalhar e fazer opções realmente táticas. O esquadrão Delta ganha novos inimigos, os Kantus, novo tipo de Locust's, são habitantes das cavernas. Disseram ter embutido um sistema primário de medo, já que, em uma caverna totalmente escura, você provavelmente verá seu inimigo pouco antes de morrer, se não for um jogador esperto. Os Kantus são inimigos formidávelmente supriores aos Locusts convencionais. Não só possuem maior inteligência, como estão escondidos em seu Habitat natural e podem reviver seus parceiros caídos com um tipo de canto satânico. Também, com esse canto, chamam vermes gigantes de predra dos Locust para a batalha, mas não se preocupe, eles são tão grandes que dá para usá-los até para se esconder.



Enquanto as outras criátura do jogo, principalmente os chefes, Cliff Bleszinski fez um comentário sútil à revista: "Nós temos na manga criaturas que fazem o Brumak (que já é enorme por natureza) parecer um Ursinho Panda". Dessa vez, os filmes obrigatórios do intervalo de cada missão pode ser cortado com o toque de um botão. O narrador também mudou, tudo para garantir uma narração mais sinistra e ao mesmo tempo cordial para a série. Dessa vez temos membros novos no esquadrão, cada um com sua pesonalidade e todos muito úteis para o sucesso da equipe. São eles:

Tai Calitso:

Principal adição nova, Tai é um guerreiro espiritualista, do tipo que medita antes de batalhar. Vem de uma tradição de guerreiros honrados.

Chairman Prescott:

O superior de Marcus em GoW realmente parecia ser o manda-chuva geral. A pouco descobrimos que acima dele está o diretor, Prescott.

"Dizzy": Um soldado brutamonte responsável por dirigir o caminhão que leva a galera para as missões. Engraçado, apesar do tamanho do caminhão, Dizzy insiste em o chamar de Betty.

Maria Santiago: Esposa de Dom, Maria perdeu suas duas filhas no "Emergency Day".

O modo Multyplayer sofreu alterações, porém, não fomos avisados sobre quais são elas. Sabemos que o modo coperativo pode ter dois níveis de difículdades diferente, ou seja, enquanto você está no Hard, seu vô pode jogar ao seu lado no Easy. Legal não? Para terminar, na matéria da Game Informer, fomos apresentados a mais nova arma do grupo, o "COG Centaur", um caminhão monstro que esbanja versatilidade.




Depois de nos encantar com essas notícias, em 10 de Maio, o site Game Trailers diponíbilizou a primeira demonstração In-Game da obra. Com pouco mais de um minuto e meio, o vídeo convenceu muitas pessoas da promessa do Game. Se passa em uma floresta devastada, com montanhas e um lindo por do sol ao fundo. A imensidão do cenário é inacreditável, nem parece mais ser o Xbox 360. Novos truques foram mostrados, assim como os novos gráficos do jogo.

E para finalizar, em um ato de ignorância pura (para acabar com a concorrência) o mesmo Cliff revelou: Gears of Wars terá 5 vezes o tamanho da campanha do primeiro. Isso mesmo, você não ouviu errado: Cinco vezes. Não sabemos sobre essa decisão, mas quanto mais melhor! Obs: Estejam certos que o ambiente destrutível, a água altamente detalhada, e as físicas sofisticadas dos corpos não estão no conjunto a toa...

Gears of Wars 2 está marcado para aparecer em Novembro deste ano, e esperamos realmete uma demo jogável na E3. Até lá!

0 comentários: